quarta-feira, 9 de maio de 2007

Dúvidas sobre Émile Durkheim

--> Um pequeno contexto , para quem tenha dúvida sobre o Émile Durkheim

Durkheim (1858-1917): um dos primeiros grandes teóricos da sociologia, fundador da “escola sociológica francesa”. Empenhou-se, juntamente com seus colaboradores, em tornar a sociologia um conhecimento autônomo, rigorosamente científico, definindo claramente o seu objeto, a sua metodologia e as suas “aplicações”. (Visão de mundo: positivista, fortemente influenciada pelo organicismo)

- Principais obras: Da divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa, Educação e sociologia, Sociologia e filosofia e Lições de sociologia (póstuma)


- Émile Durkheim diz ser o objeto da sociologia o : FATO SOCIAL

Þ Fatos sociais: fenômenos “exteriores” aos indivíduos, que podem ser observados, medidos e interpretados de forma objetiva.

¨ Características:

· Poder de coerção social: os fatos sociais exerceriam influência e pressão sobre os indivíduos, para que acatem os valores estabelecidos e as regras da sociedade, mesmo que contrariem a vontade e a escolha individual

® Grau de coerção: medido pelas sanções que o indivíduo sofre quando não se submete às regras de convivência social, podendo ser:

Legais: penalidades previstas na legislação – exemplo: multas por infringir o código de trânsito

Espontâneas: resultantes de condutas que agridem os valores e normas predominantes – exemplo: as reações de rejeição aos grupos homossexuais e aos negros

Obs. Educação (formal e informal) – papel destacado no sentido da internalização das regras sociais, que se convertem em hábitos mecânicos (Durkheim não apreende a dimensão questionadora, crítica e transformadora que pode ser assumida pela educação).

· Exterioridade: os fatos sociais exerceriam essa pressão sobre o indivíduo independentemente de sua vontade ou adesão consciente, uma vez que as regras sociais se tornam tradições e são impostas aos indivíduos através da coerção social. A educação seria um desses fortes mecanismos coercitivos - exemplo: o uso do véu pelas mulheres mulçumanas

· Generalidade: os fatos sociais atuam sobre a maioria dos indivíduos de uma determinada sociedade, são coletivos ou comuns a determinados grupos, expressando-se como hábitos, costumes, moral, sentimentos – exemplos: formas de comunicação sociais e profissionais, uso de determinados tipos de roupas em dadas situações, machismo, sentimento de posse entre casais

OBJETIVIDADE DOS FATOS SOCIAIS

Þ Questão metodológica central: distanciamento e neutralidade do sociólogo diante dos fatos a serem estudados/pesquisados (“eliminação” da subjetividade nas análises)

¨ Objetivo da neutralidade: definir a sociologia como ciência, romper com o senso comum.

¨ Exigências:

· abandono das prenoções (valores e sentimentos do sociólogo), para evitar distorções nas análises

· não envolvimento (afetivo ou qualquer outro) entre o sociólogo e o objeto pesquisado

· não interferência do cientista no fato observado

· visão dos fatos sociais como “coisas exteriores”, a serem observadas, medidas e comparadas, sem qualquer juízo de valor - pensamentos e opiniões deveriam ser tomados apenas como indicadores dos fatos sociais, pois ocultariam as “leis da organização social” (só compreendidas pelo cientista)

¨ Procedimento metodológico básico: busca da generalidade – identificação de características exteriores comuns (regularidades) nos acontecimentos gerais

· exemplo clássico: o próprio estudo durkheimiano sobre o suicídio ® fato social porque:

- é geral (existe em todas as sociedades)

- apresenta certa regularidade, apesar de fortuito e resultante de motivos pessoais: aumenta ou diminui em certas condições históricas (natureza social)

Obs. Durkheim desconsiderava a relação histórica entre ciência e ideologia, entre sujeito e objeto, que é marcante nas ciências sociais. O rigor intelectual necessário à produção do conhecimento científico, ao apelar para a “neutralidade”, se torna “acéptico”, o que é próprio do positivismo.

A SOCIEDADE COMO “ORGANISMO EM ADAPTAÇÃO”

Þ Sociedade (como todo organismo) ® estados normais e patológicos

¨ Fatos sociais normais: generalizados ou que contribuem para a adaptação ou evolução da sociedade (incluindo os que provocam sanções)

· Generalidade dos fatos: garantia de normalidade por representar consenso social, vontade coletiva ou acordo de um grupo sobre determinada questão (refletindo valores e condutas da maioria)

- Exemplos: suicídio, violência urbana, uso de drogas, desigualdades e discriminações sociais

¨ Fatos sociais patológicos: transitórios e excepcionais, ameaçariam a harmonia e o consenso da sociedade, extrapolando os limites estabelecidos pela ordem social e/ou pela moral vigente

- Exemplos: o atentado terrorista aos EUA, as guerras

Obs. Durkheim desconsiderava, também, que os grupos dominantes das sociedades capitalistas são historicamente responsáveis pelas profundas desigualdades, discriminações e desumanidade que as caracterizam e, portanto, movidas por contradições e conflitos muito fortes entre as classes sociais que dominam e as dominadas

A CONSCIÊNCIA COLETIVA

Þ Definição: “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros da sociedade”, constituindo um “sistema determinado com vida própria” – “tipo psíquico” da sociedade® forma moral vigente

¨ Manifestação: formas padronizadas de conduta e comportamento (regras fortes e estabelecidas, que definem valores e limitam o comportamento individual) forma moral vigente na sociedade

¨ Características:

· generalidade: espalhada em toda a sociedade, não se baseando na consciência individual ou de grupos específicos

· coercitividade: impõe-se aos indivíduos, perdurando por gerações

Obs. Do mesmo modo que em sua abordagem da educação, Durkheim desconsidera a possibilidade histórica de criação de uma consciência coletiva (de classes) crítica e transformadora

MORFOLOGIA SOCIAL – AS ESPÉCIES SOCIAIS

Þ Morfologia: estudo das formas

Þ Morfologia social: estudo das estruturas ou das formas de vida social; para Durkheim: classificação das “espécies” sociais (inspiração na biologia)

¨Evolução das sociedades

· Ponto de partida: a horda (agrupamento social primitivo, em que todos os membros usufruíam de condições iguais)

· Evolução: combinações várias, de que resultaram outras “espécies” sociais, identificáveis no passado e no presente (clãs, tribos, castas etc)

· Trabalho científico de classificação das sociedades:

- procedimento: observação experimental

- resultado: “descoberta” de que o “motor de transformação de toda e qualquer sociedade seria a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica

¨ Conceitos de solidariedade mecânica e orgânica:

· Solidariedade mecânica: predominante nas sociedades pré-capitalistas ( primitivas, antigas, asiáticas, feudais ):

- influência marcante do peso coercitivo da consciência coletiva, que moldava os indivíduos através da família, da religião, da tradição e dos costumes;

- maior independência e autonomia individual em relação à divisão do trabalho social

· Solidariedade orgânica: típica das sociedades capitalistas:

- grande interdependência entre os indivíduos, como resultado da acelerada divisão do trabalho. Essa interdependência é o principal elo de união social, ao invés das tradições, dos costumes e dos laços sociais mais estreitos ® tendência a uma maior autonomia individual, pela especialização de atividades

- influência menor da consciência coletiva, portanto.

Obs. No conceito durkheimiano, o termo solidariedade não tem os significados usuais de fraternidade, ajuda, assistência, filantropia e outros

A “SOCIOLOGIA CIENTÍFICA”

Þ Especificidade da contribuição de Durkheim (dentre os positivistas):

¨Características das idéias durkheimianas:

· transcendência da reflexão filosófica, através da criação de um “todo organizado de pressupostos teóricos e metodológicos” sobre a vida social

· definição dos limites e da diferença entre a particularidade e a natureza dos acontecimentos filosóficos, históricos, psicológicos e sociológicos

· preocupação essencial: as leis gerais, explicativas da evolução das sociedade

· interesse específico: as particularidades da sociedade em que vivia (busca de uma sociologia que relacionasse harmonicamente o geral e o particular

· elaboração de um todo articulado de conceitos e técnicas de pesquisa

¨ Postura metodológica: empírica, voltada para a verificação dos fatos (dados) ® observados, medidos e interpretados diretamente pelo pesquisador/cientista

· inovações: uso da matemática estatística, integração das análises qualitativa e quantitativa

¨ Principais contribuições: criar a sociologia como ciência, ainda que nos marcos do positivismo; com procedimentos metodológicos claros e inovadores

Obs. Validade/atualidade: análises feitas, procedimentos metodógicos que podem ser utilizados por visões de mundo não positivistas

OBJETIVOS DA SOCIOLOGIA

Þ Explicar a sociedade e encontrar soluções para a vida social

Þ Comparar as diversas sociedades

Obs. Esses objetivos podem servir a grupos/classes sociais opostos, (com diferentes perspectivas teórico-políticas), seja no sentido da conservação seja no da superação da sociedade capitalista.

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